Vale a pena ser poeta, pois desnudo minha alma e copulo minha criatividade... [Marilda Amaral]

domingo, 17 de julho de 2011


                                                     



A idade de um ser humano determina os anos que viveu e não o que aprendeu seja de bom ou mau, pois existem pessoas que vivem décadas, morrem quase centenárias e a única coisa que aprenderam foi acumular bens materiais e se preocuparem com o dia de amanhã. Outras viveram uns espaços restrito de tempo, e morrem jovens sabendo exatamente o que representa cada boa ação e cada ação negativa.

Então creiam que dar de si é bem mais importante do que receber de alguém, pois isso nos dá razão para viver esta vida, mas aprendam também que a humildade de pedir é uma virtude igualmente enriquecedora.

Esta mesma menina do texto anterior, na década de 60 me fez aprender uma nova lição.

Sua mãe conversava com sua prima mais velha e não era de bom tom as crianças interromperem a conversa dos ditos adultos. Quando o dialogo se inflamou numa contenda inesperada entre as primas a menina assistia a toda conversa atônita para tamanho despautério. O dialogo era sobre a herança da prima da mãe da menina A mãe da menina falava para a prima sobre a necessidade de ajudar o filho bastardo de seu recém falecido marido, afinal ele era filho dele também, mas a outra mulher cheia de ressentimentos interpelava sobre a conduta frágil da mãe do menino, a então, sua rival.

Foi quando inesperadamente a menina falou às duas mulheres:

_ Querem saber o que acho?

Claro que não queriam, mas ela assim mesmo falou:

_Titia o menino ainda pode vir a ser seu melhor amigo, pois a senhora não tem filhos.

Foi algo muito forte para uma criança de nove anos dizer, a prima de sua mãe que saiu meio descontente, dito que tinha ido ali para ter o aval da prima numa possível contenda judicial contra a concubina de seu falecido marido.

A menina já esperava uma bronca severa de sua mãe e quase isso aconteceu se não fosse à pureza da alma da menina, quando sua mãe reclamou de sua interferência e ela mais uma vez surpreendeu:

_ Mamãe o que você faria se eu fosse à filha do meu pai com outra mulher?

Mal sabia a menina, talvez fosse...

A mulher abraçou a menina com muito carinho e disse, você será uma grande mulher.

E ela novamente surpreendeu:

_Mamãe não quero ser mais ou menos, quero ser que nem você.

Assim se vê que não é a idade que esculpi um ser humano e sim sua capacidade de ser justo.

[Marilda Amaral]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

dana.anu8@gmail.com